// Parceiros do Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2020
// Parceiros do Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2020
// Parceiros do Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2020
// Parceiros do Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2020
Plano Local de Saúde
Porto Oriental
2023-2027
ALTERAÇÃO DO NIVEL DE ALERTA _ ALERTA DE CALOR

Durante a semana o IPMA prevê temperaturas máximas elevadas, tendo já emitido aviso amarelo para temperatura elevada para o distrito do Porto até quarta.
A exposição a períodos de calor intenso, sem os adequados cuidados, particularmente durante vários dias consecutivos, constitui uma agressão para o organismo, podendo até obrigar a cuidados médicos de emergência. Situações extremas de exposição ao calor intenso podem provocar complicações graves para a saúde, por vezes, irreversíveis. Os principais problemas são:
-
Desidratação grave
-
Cãibras
-
Agravamento de doenças crónicas
-
Esgotamento devido ao calor
-
Insolação
-
Morte
Algumas pessoas são mais vulneráveis aos efeitos do calor intenso e exigem uma atenção especial e medidas específicas para estarem protegidas, nomeadamente:
-
pessoas com 65 ou mais anos;
-
portadores de doenças crónicas;
-
pessoas que desenvolvem atividade no exterior, expostos ao sol e/ou ao calor;
-
pessoas isoladas e em carência económica e social;
-
crianças nos primeiros anos de vida.
Assim, no âmbito do Plano Local para a Resposta Sazonal em Saúde - Modulo Verão 2025 da Unidade Local de Saúde de São João (em vigor entre 1 de Maio 2025 e 30 de Setembro 2025), vimos por este meio solicitar a colaboração de V. Ex.ª na divulgação e promoção do cumprimento das Recomendações Gerais e Medidas Preventivas:
Quais os cuidados que devo seguir se tiver 65 ou mais anos ou se tiver uma doença crónica?
-
Permanecer em ambientes frescos e arejados ou com ar condicionado;
-
Evitar a exposição direta ao sol, sobretudo entre as 11 e as 17 horas;
-
Beber água ou sumos naturais com frequência, mesmo quando não tem sede;
-
Fazer refeições leves e distribuir as refeições ao longo do dia;
-
Usar roupas leves, soltas e de cor clara e utilizar chapéu, óculos de sol e protetor solar;
-
Colocar menos roupa na cama, em especial para pessoas com limitação de mobilidade ou acamadas;
-
Evitar a exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas.
Caso surja algum sinal ou sintoma associados ao calor, deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24.
Para mais informações, consulte o site da Direção-Geral da Saúde: https://www.dgs.pt/saude-a-a-z.aspx?v=%3d%3dBAAAAB%2bLCAAAAAAABABLszU0AwArk10aBAAAAA%3d%3d#saude-de-a-a-z/calor ou do SNS: https://www.sns24.gov.pt/pt/tema/prevencao-e-cuidados-de-saude/proteja-se-contra-o-calor
Susana Torres, Técnica Saúde Ambiental na USP São João – Porto Oriental
Dia Mundial da Segurança Alimentar

O Dia Mundial da Segurança Alimentar celebra-se anualmente a 7 de junho e o tema deste ano é “Segurança Alimentar: a Ciência em Ação”. Este dia tem como objetivo inspirar ações que permitam prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
A ciência é fundamental para a segurança alimentar, uma vez que nos ajuda a compreender o que torna os alimentos inseguros e orienta-nos sobre como prevenir doenças de origem alimentar. Este tema destaca o papel essencial do conhecimento científico na redução de doenças, diminuição de custos e na proteção da vida humana. Ler mais
Beatriz Gomes & Daniela Silva, estagiárias da Licenciatura Saúde Ambiental na USP São João – Porto Oriental
Campanha “Vamos Mexer-nos!”

Em 2025, a Organização Mundial da Saúde promove a campanha “Vamos Mexer-nos!”, destacando os benefícios da mobilidade ativa para a saúde e para o meio ambiente. Esta campanha pretende destacar os inúmeros benefícios de andar a pé e de bicicleta. Desde a melhoria da saúde pessoal e o aumento do bem-estar da comunidade até à proteção do ambiente e ao estímulo de oportunidades económicas. Ler mais...
Fonte: Eurocid
Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental

Águas balneares | Avisos
Consideram-se águas balneares as águas em que se preveja que um grande número de pessoas se banhe e onde a prática balnear não tenha sido interdita ou desaconselhada de modo permanente. A prática balnear apenas é permitida em águas classificadas como balneares.
Com base nos resultados da monitorização é avaliada a qualidade das águas balneares e atribuída uma classificação como «Má», «Aceitável», «Boa» ou «Excelente», com base nos critérios definidos na legislação, nomeadamente a presença de Enterococos intestinais e Escherichia coli, é avaliada ainda a tendência para a proliferação de cianobactérias, macroalgas e/ou fitoplâncton marinho.
Veja mais em: Agência Portuguesa do Ambiente ( APA)
20 maio Dia Europeu do Mar

O Dia Europeu do Mar é celebrado anualmente a 20 de maio, este visa consciencializar para as oportunidades e desafios que o mar traz nas áreas de inovação e investigação, destacando também a importância da preservação ambiental e da biodiversidade marinha. A poluição é uma das principais ameaças para os oceanos sendo a maior preocupação o plástico. Este material está a envenenar lentamente o planeta e os seus habitantes, com uma produção aparentemente sempre crescente. Neste dia para além de relembrar a importância do mar é também importante refletir sobre as consequências da poluição assim como ter consciência de pequenas ações que podem ser realizadas individualmente para a proteção deste habitat.
Beatriz Gomes e Daniela Silva, Estagiárias da Licenciatura em Saúde Ambiental na USP S. João - Porto Oriental

“Hepatite A – Intervenção da USP”
Esta vigilância epidemiológica é fundamental para detetar e fornecer dados para controlar surtos; identificar contactos de doentes que necessitem profilaxia pôs-exposição, caracterizar mudanças na epidemiologia das populações infetadas e fatores de risco, e orientar políticas de vacinação e outros reforços de prevenção. Ler mais...
María Jesús Blanco - Médica de Saúde Pública da USP S. João Porto Oriental
Formações sobre Novos Produtos de Tabaco – Escola Secundária Filipa de Vilhena

Na passada terça-feira, dia 8 de abril, realizou-se a última de cinco sessões de formação dirigidas às turmas do 12.º ano da Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto. Estas sessões decorreram no âmbito do Programa de Prevenção e Controlo do Tabagismo da Unidade de Saúde Pública ( USP) São João – Polo Porto Oriental, e tiveram como foco os Novos Produtos de Tabaco, nomeadamente os cigarros eletrónicos e os produtos de tabaco aquecido. Ler mais..
Joana Silva, Médica Interna de Saúde Pública, USP São João – Porto Oriental
Sandra Almeida, Técnica Saúde Ambiental, USP São João – Porto Oriental