top of page

Dia Mundial do Solo 2025: Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis

Dia Mundial Solo.png

Em 2025, o tema é “Solos saudáveis para cidades saudáveis”, destacando este recurso, invisível sob os nossos pés, essencial para a qualidade de vida urbana e para enfrentar as alterações climáticas.

 

Como participar?

Promova ações locais (oficinas, exposições, atividades educativas) e registe-as no mapa mundial:
👉 www.fao.org/world-soil-day

Participe nos concursos internacionais “Tiny Soil Detective” e “Soil in 1 Minute”:

👉 Tiny soil detectives | World Soil Day | FAO                                                    Ler mais...

Lígia Monteiro, Técnica de Saúde Ambiental, USP São João – Polo Porto Oriental

 ONUSIDA “Ultrapassar as disrupções, transformando a resposta à SIDA

DGS_PNVIH_SIDA_ONU_SocialMedia_1080x1080_SIDA.png
DGS_PNVIH_SIDA_ONU_SocialMedia_1080x1080_Disrupcoes.png

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH (PNISTVIH), assinala o Dia Mundial da Sida - 1 de dezembro - sob o lema da ONUSIDA “Ultrapassar as disrupções, transformando a resposta à SIDA”.

 

Este ano pretende-se alertar que a SIDA ainda não acabou e que há um caminho a percorrer para mitigar os riscos e alcançar a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a SIDA até 2030.

 

Simbolicamente, ao assinalar o Dia Mundial da SIDA, a DGS, assim como os seus parceiros, prestam homenagem às mais de 16 mil vítimas mortais, e reforçam o compromisso pelo pleno respeito pelos direitos humanos

Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e infeção pelo VIH                                            National Programme for STI and HIV 

Dia 25 novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

IMG-20251114-WA0002.jpg

As Equipas e os Profissionais de Saúde encontram-se numa posição única para poderem responder às necessidades específicas de pessoas em risco ou em perigo de sofrer atos de violência, ou também de perpetrá-los. De facto, médicos/as, enfermeiros/as, psicólogos/as, assistentes sociais e, em certa medida, outros profissionais, incluindo assistentes técnicos e assistentes operacionais, para além de poderem ser os primeiros recetores da revelação das situações, deverão estar em condições de facultar apoio e referenciação, prestar cuidados e fazer o acompanhamento dos casos, assim como recolher e preservar evidências e meios de prova em situações de violência interpessoal (DGS: Violência Interpessoal - Abordagem, Diagnóstico e Intervenção nos Serviços de Saúde, Dezembro 2014). Ler mais...

EPVA Polo Porto Oriental  

Céu Magalhães, Enfermeira Saúde Comunitária e de Saúde Pública, USP S. João Porto Oriental

Cláudia Guimarães, Assistente Social, Cuidados Saúde Primários, ULS S João Porto Oriental

Patrícia Andrade, Psicóloga, USP S. João Porto Oriental

Plano de Contingência para o Inverno  2025/2026 
A Equipa de Saúde Escolar da UCC de Campanhã

Regras Higiene Respiratória.png
Lavar as Mãos.jpg

Para sinalizar o início do Plano de Contingência Sazonal 2025/2026, a Equipa de Saúde Escolar da UCC de Campanhã elaborou e promoveu a visualização de um vídeo sobre o tema " Etiqueta Respiratória" em todas as escolas básicas do seu parque escolar (turmas JI e 1º Ciclo), durante o mês de outubro, que acolheu a iniciativa com grande entusiasmo. Ler mais...

 

 Marta Antunes, Especialista Enfermagem Saúde Comunitária, UCC Campanhã , ULS S João   Vitória Leal, Especialista Enfermagem Saúde Comunitária, Coordenadora UCC Campanhã,   ULS S João

Dia Mundial da Menopausa 2025

Menopausa.png

Fonte e imagem: Sociedade Internacional da Menopausa (Adaptada)

Ler mais...

Paula Gonçalves Técnica de Saúde Ambiental, USP São João – Polo Porto Oriental

Dia mundial Saúde Mental.png
sinais de alerta.jpeg

MUNDIAIS

Dia Mundial da Saúde Mental 
10 de outubro de 2025

Ao celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a USF Lindo Vale pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais resiliente e atenta às vulnerabilidades de cada indivíduo com ênfase na problemática da saúde mental, procurando combater o estigma e consciencializando em relação a sinais de alerta, formas de agir e fornecendo dados relativos aos recursos disponíveis na nossa comunidade . Ler mais...

 

Joana Montalvão, Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, USF Lindo Vale

Dia Mundial da Alimentação 2025
16 de outubro
“De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor”

Dia Mundial da Alimentação.jpg

Apesar de o direito à alimentação ser um direito humano universal, 2,6 mil milhões de pessoas no mundo lutam para ter acesso a alimentos seguros, nutritivos e acessíveis.

Para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta, é essencial trabalhar em conjunto, entre governos, organizações, setores e comunidades, capazes de transformar os sistemas agroalimentares. Ler mais...

Ana Gonçalves, André Silva, estagiários da Licenciatura em Saúde Ambiental na USP São João Porto Oriental da ULS São João 

Programa (6).jpg

Ao (Des)Encontro da Violência

As equipas de prevenção da violência NACJR e EPVA Maia/Valongo, dos Cuidados de Saúde Primários da ULS São João, têm a honra de convidar V. Ex.ª para participar no Encontro "Ao (Des)Encontro da Violência", que se realizará no âmbito da reflexão e sensibilização para a prevenção da violência e dos maus-tratos ao longo do ciclo de vida. 

 

Este encontro pretende ser um espaço de diálogo, partilha de conhecimento e construção conjunta de estratégias de intervenção, reunindo profissionais e demais interessados/as na promoção de uma cultura de não - violência e respeito pelos direitos humanos. 

 

A sua presença será para nós motivo de grande satisfação e contribuirá certamente para o enriquecimento deste momento de reflexão conjunta. 

Maria Paula Mouta, Sub Coordenadora EPVA Maia/Valongo

Linha Direta do Idoso Debilitado e sem Rede Familiar com o seu Enfermeiro de Família: Resultados a um Ano

Idoso debilitado.jpg

Apesar de ser um contributo modesto à escala do sistema, para estes 32 utentes foi uma mudança significativa nas suas vidas. Esta experiência constitui um modelo replicável noutras unidades de saúde, com potencial para integrar estratégias mais amplas de resposta ao envelhecimento e isolamento social. A publicação destes resultados no Dia Internacional do Idoso assinala o primeiro aniversário do projeto e sublinha a relevância de o manter e expandir, reafirmando o papel central da enfermagem e dos cuidados de saúde primários na promoção da dignidade da pessoa idosa. 

Ler mais.........

Paula Janeiro, Enfermeira ESMO, USF Azevedo Campanha – ULS S. João 

Equipa de Enfermagem da USF Azevedo Campanhã, Porto

Livro Azul de Vacinas: Programa Nacional de Vacinação e outras estratégias de imunização

livro azul de vacinas.png

O Livro Azul de Vacinas tem como propósito dinamizar a informação sobre vacinas e imunoglobulinas, acompanhando o seu rápido desenvolvimento científico e tecnológico, bem como as mudanças da epidemiologia, em Portugal e no mundo.

 

Trata-se de um documento vivo, colaborativo e em constante atualização, que permitirá ajustar, em tempo real, as recomendações de vacinação e imunização, integrando todas as estratégias nacionais de vacinação e imunização ao longo de todo o ciclo de vida.


Este referencial técnico agrega toda a informação relevante sobre vacinas e imunização, sendo estruturado em 4 partes:


Parte 1 - Programa Nacional de Vacinação - com notas históricas, linhas programáticas, esquemas de vacinação e regras gerais.
Parte 2 - Princípios gerais da vacinação e imunização - com disposições sobre o desenvolvimento das vacinas e o funcionamento do sistema imunitário.
Parte 3 - Doenças evitáveis por vacinação - agregando informação sobre a doença e suas complicações, a epidemiologia e as recomendações aplicáveis sobre vacinação.

Parte 4 - Vacinação do viajante (em produção).

 

Redigido com base nas boas práticas de qualidade em saúde e inspirado em modelos internacionais, como o “Green Book” do Reino Unido, o Livro Azul resulta do trabalho interdisciplinar de peritos e parceiros institucionais.
Ao contribuir para a implementação baseada em evidência das estratégias de vacinação e para a divulgação de informação credível, rigorosa e acessível, o Livro Azul reforça o compromisso da DGS com a atualização, adequação e modernização das estratégias de vacinação em Portugal.


Este é um projeto que convida à participação pública e à mobilização social para reforçar a proteção da população através da vacinação. Todos os contributos serão bem-vindos.

O Livro Azul de Vacinas está disponível no site da DGS e pode ser consultado aqui: https://www.dgs.pt/publicacoes/livro-azul-de-vacinas-programa-nacional-de-vacinacao-e-outras-estrategias-de-imunizacao.aspx

Logo Cert. peq.jpg
Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Oriental
Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2021
bottom of page