top of page

USP São João – Porto Oriental realiza 1ª sessão do Journal Club 

Imagem JC_edited.jpg

No passado dia 12 de março de 2024, a Unidade de Saúde Pública São João – Porto Oriental promoveu a primeira sessão do novo Journal Club, uma iniciativa voltada para a promoção da discussão crítica e atualização contínua dos conhecimentos dos profissionais de saúde.

O Journal Club representa uma iniciativa importante dentro da Unidade de Saúde Pública, ao promover a análise crítica de artigos científicos e a troca de ideias entre os diferentes profissionais da USP.

Ler mais...

Ações de formação sobre o tema “Alimentação Saudável”

Imagem AADID1.png

No âmbito do Plano Local de Saúde Porto Oriental 2023-2027, a USP Porto Oriental colaborou com o seu parceiro AADID (Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentais) na realização de sessões de formação subordinadas ao tema “Alimentação Saudável”.

 

Com a criação de um PLS pretende-se estimular a criação de sinergias entre os parceiros possibilitando a convergência de áreas de intervenção. Assim, a USP Porto Oriental participou na mediação de uma parceria entre a AADID e a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, que resultou no estabelecimento de um protocolo entre as duas instituições, permitindo aos utentes da AADID o acesso a cuidados de médico-dentários nesta instituição.

Ler mais...

Consciencialização sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV)     

Paula_Foto.png

Tendo em consideração a progressão silenciosa da infeção, a principal forma de combate passa sobretudo pela prevenção, através do uso do preservativo, e com a adesão à vacina, que desde 2008 já faz parte do Programa Nacional de Vacinação, inicialmente administrada apenas às raparigas e mais tarde, em 2019, também aos rapazes.

Com o propósito de fomentar a prevenção, na USF Azevedo Campanha existem dispensadores de preservativos na entrada da Unidade, de forma a facilitar e aumentar o acesso de todos os utentes aos preservativos, sem terem necessidade de qualquer pedido ou consulta.

Mais vale um preservativo hoje, do que uma doença provocada pelo HPV amanhã.

Ler mais...

PHOTO-2024-sarampo 5.jpg
Imagem Sarampo 2.png

VACINE-SE contra o Sarampo

O aparecimento de casos importados de sarampo na Região Norte reforça a necessidade de vacinação.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo evoluir gravemente.

 

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. O vírus pode permanecer infecioso no ar até duas horas após a pessoa infetada sair de uma determinada área ou espaço.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra esta doença e é gratuita.

MUNDIAIS

posts_diaamor_Mesa de trabajo 1 copy 6.jpg
posts_diaamor_Mesa de trabajo 1 copy 3.jpg

#MANIFESTO PRESSE Vamos deixar o amor contagiar…

Vimos desafiar, como é habitual todos os anos, para a iniciativa do dia 14 fevereiro; ambicionamos contagiar emocionalmente todas as escolas, todas as equipas de saúde, todas as comunidades em geral e todas as pessoas em particular, num manifesto coletivo que coloca o Amor em prioridade durante o mês de fevereiro.

A disciplina é indiferente, o amor é a lição! Desde que amor seja impulsionador! 

Todas as ações são válidas para desencadear esta onda afetiva! VÍDEOS, CARTAZES, TEATRO, MURAIS, VOLUNTARIADO e outras MISSÕES! 

E todas as ações devem ser amplamente divulgadas para que essa onda de amor se agigante! 

Ativem todas as plataformas de comunicação, sejam físicas ou digitais e toda e qualquer estrutura e organização, formal e informal! 

Envolvam todos os/as anónimos/as e peçam também colaboração a figuras públicas, referências na expressão do amor para os/as vossos/as alunos/as! especialmente a Associação de Estudantes

Podem contar connosco para deixar o amor contagiar! E Aguardamos as vossas partilhas. 

Ler mais...

 Programa Educar com Saúde

ImagemEducarcomSaúde.png

No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, Catarina Guimarães, Catarina Moreira, Mª Orlanda Chapouto e Nuno Teixeira, sob orientação do Profº Carlos Pinto e tutoria das Enfª Ana Maria Lourenço da USP Porto Oriental e Enfª Vitória Leal da UCC de Campanhã e com a colaboração da UCC de Paranhos, realizaram o diagnóstico da situação de saúde dos Docentes e Não Docentes das Escolas da área de abrangência do ACeS Porto Oriental.

Da identificação das necessidades em saúde da população-alvo surge o programa Educar com Saúde, um programa comunitário dirigido aos Docentes e Não Docentes das Escolas da área de abrangência do ACeS Porto Oriental que tem como objetivo promover comportamentos de saúde saudáveis, no âmbito dos determinantes de saúde alimentação saudável e atividade física, da vigilância da saúde e do bem-estar.

Ler mais...

Imagem Guia de apoio.png

Guia apoio a Pessoas com deficiência e /ou incapacidade

Este documento reúne as informações mais relevantes para as equipas de atendimento de 1ª linha, bem como, para as pessoas com deficiência e/ou seus cuidadores.

Ver mais, através do link 

https://coesaosocial.cm-porto.pt/. 

bottom of page