
Projeto Filipa de Bicicleta - Feel the BiKe
Em nome da Escola Secundária Filipa de Vilhena, do Programa Eco-Escolas e do PES (Projeto de Promoção e Educação para a Saúde), venho apresentar o Projeto Filipa de Bicicleta-Feel the BiKe .
Trata-se de um projeto ambicioso que, para a sua concretização plena, necessita da preciosa colaboração das diversas entidades e instituições envolventes e parceiras da Escola.
Este é um projeto que se pretende venha a influenciar muito positivamente a qualidade de vida, não só da população escolar, mas de toda a área geográfica em que a Escola Filipa de Vilhena se insere.
Assim, gostaria muito de poder contar com o inestimável interesse, envolvimento e colaboração de V/Ex.a no projeto.
Estarei absolutamente disponível para estabelecer contacto pelas vias que sejam consideradas mais adequadas, a fim de prestar esclarecimentos ou receber sugestões, através do meu email, f1274@prof.filipa-vilhena.edu.pt ou do telefone 966482184.
Desde já agradecendo a atenção dispensada, apresento os meus melhores cumprimentos.
Nuno Marinho, (prof. do Grupo 600 - Artes Visuais, na Escola Secundária Filipa de Vilhena).

ENTREGAS
.jpg)
MUNDIAIS

Dia Mundial da Obesidade (4 de março)
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública em Portugal. Afeta 28,7% dos adultos portugueses, sendo que mais de metade da população apresenta excesso de peso (67,6%). Também a obesidade infantil atinge proporções elevadas. Dados de 2022 mostram que a prevalência de excesso de peso infantil foi de 31,9%, sendo que 13,5% das crianças dos 6 aos 8 anos de idade viviam com obesidade.
Segundo a Direção Geral da Saúde esta elevada prevalência e os fatores de risco modificáveis, como a alimentação inadequada e a inatividade física, têm contribuído para a “desaceleração ou até reversão dos avanços em saúde” registados nas últimas décadas. Ler mais...
Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental
.jpg)
Independentemente da sua idade, nunca é tarde para adicionar atividade à sua vida.
A atividade física não só o ajuda a viver mais, como também o ajuda a prolongar a sua saúde, a sua destreza mental e a sua independência para usufruir de uma maior qualidade de vida. A inatividade, pelo contrário, está ligada a um maior risco de doenças do coração e às muitas incapacidades que pode causar.
Ler mais...
Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental
Recomendações de Atividade Física | Adultos
Nos adultos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares, reduz a incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancros2, e da diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão), o funcionamento cognitivo e o sono. A gordura corporal também pode melhorar (OMS).
Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental


MUNDIAIS
Recomendações de Atividade Física | Crianças
Em crianças e adolescentes (5 – 17 anos), quantidades elevadas de comportamento sedentário estão associadas ao aumento da gordura corporal, à diminuição da saúde cardiometabólica, a uma menor condição física, à redução do comportamento social; e redução da duração do sono. (OMS)
Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental