top of page
image (2).jpg

​​​Independentemente da sua idade, nunca é tarde para adicionar atividade à sua vida.

A atividade física não só o ajuda a viver mais, como também o ajuda a prolongar a sua saúde, a sua destreza mental e a sua independência para usufruir de uma maior qualidade de vida. A inatividade, pelo contrário, está ligada a um maior risco de doenças do coração e às muitas incapacidades que pode causar. Ler mais...​​

Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental

DM Atividade Fisica_2_adultos-13_01.png

Recomendações de Atividade Física | Adultos

Nos adultos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares, reduz a incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancros2, e da diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão), o funcionamento cognitivo e o sono. A gordura corporal também pode melhorar (OMS).

Ler mais...

Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental

ImagemAtiv. Física C.png
ImagemAtiv Física J.png

MUNDIAIS

Recomendações de Atividade Física | Crianças

Em crianças e adolescentes (5 – 17 anos), quantidades elevadas de comportamento sedentário estão associadas ao aumento da gordura corporal, à diminuição da saúde cardiometabólica, a uma menor condição física, à redução do comportamento social; e redução da duração do sono. (OMS)

Ler mais...

Paula Gonçalves , TSA da USP S. João - Porto Oriental

lavagem das mãos.jpg

MUNDIAIS

higiene das mãos.jpg

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Porque devemos lavar as mãos.jpg

MUNDIAIS

Quando devemos lavar as mãos.jpg

No passado dia 5 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, campanha levada a cabo pela OMS desde há cerca de 15 anos.

A higiene das mãos é uma das medidas mais eficazes na prevenção de infeções transmissíveis, como doenças respiratórias, gastrointestinais, entre outras, quer nos Serviços de Saúde quer na Comunidade.

A redução da procura de cuidados de saúde que decorre da prevenção de infeções associados à correta Higiene das mãos é um ganho duplamente efetivo para a pessoa e para os serviços de saúde.

Sabemos que durante a infância se adquirem comportamentos e atitudes que subsistem ao longo da vida pelo que, a educação para a saúde nestes grupos etários é prioritária se queremos contribuir para a consolidação de hábitos de higiene das mãos adequados, que permaneçam em casa, na escola e na comunidade.

De forma a sinalizar este dia, a Equipa de Saúde Escolar da UCC de Campanhã elaborou e promoveu a visualização de um vídeo em todas as escolas básicas do seu parque escolar (turmas JI e 1º Ciclo), que acolheram a iniciativa com grande entusiasmo.

 

A comemoração deste dia teve como objetivos promover boas práticas na higiene das mãos e a inclusão da higiene das mãos no nosso quotidiano.

Deixamos registo de alguns dos momentos vividos, onde além da visualização do vídeo, os alunos treinaram a lavagem das mãos em sala de aula e realizaram trabalhos de consolidação das aprendizagens.

Marta Antunes, Enfermeira Especialista Enfermagem Comunitária, UCC Campanhã

Vitória Leal, Enfermeira Especialista Enfermagem Comunitária,  Coordenadora UCC Campanhã

Afonso e Margarida,  Alunos de Licenciatura de Enfermagem da Universidade Católica

IMG-20250508-WA0018.jpg

MUNDIAIS

IMG-20250508-WA0006.jpg

Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção

O slogan da Organização Mundial de Saúde (OMS) “Luvas às vezes. Higiene das Mãos, Sempre.” Demonstra que a Higiene das Mãos é fundamental na prevenção e controlo de infeções, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde.

Com esta iniciativa pretendeu-se consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância do cumprimento das Precauções Básicas de Controlo de Infeção. Ler mais...

Sónia Carneiro, Elo de ligação da PCIRA Enf. a ULS S. João – USF Arca d´Água

 

European Public Health Week

IMG_9467.jpeg

A Semana Europeia da Saúde Pública (EUPHW) tem como objetivo sensibilizar para a saúde pública e promover a colaboração entre a comunidade da saúde pública na Europa. A EUPHW 2025 decorre de 12 a 16 de maio e centra-se no tema abrangente “Inovação para a Resiliência: Construir um futuro sustentável”.

Os temas diários da Semana Europeia da Saúde Pública 2025 são:

Dia 12: Saúde Mental: Os profissionais de saúde no centro;

Dia 13: Saúde global: Sistemas alimentares, segurança sanitária, clima e sustentabilidade;

Dia 14: Envelhecimento saudável vs multimorbilidades num mundo digital;

Dia 15: Equidade na saúde e determinantes sociais da saúde;

Dia 16: Próxima geração: A saúde pública de hoje e de amanhã.

Beatriz Gomes e Daniela Silva, Estagiárias da Licenciatura em Saúde Ambiental na USP S. João - Porto Oriental

 

Dia Mundial da Saúde.jpg

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde 2025 destaca a importância da sobrevivência de mulheres e bebés, chamando a atenção para as desigualdades no acesso a serviços essenciais. Todos os anos, milhões de mães e recém-nascidos enfrentam riscos evitáveis devido à falta de assistência médica de qualidade. Ler mais ...

João Silva, Mariana Paiva, Rui Ferreira , estagiários de Saúde Ambiental da USP S. João - Porto Oriental

Zero waste.jpg

Desperdício Zero

ZERO WASTE

Porque o tema é importante?

O que podemos fazer? Ler mais...

João Silva, Mariana Paiva, Rui Ferreira , estagiários de Saúde Ambiental da USP S. João - Porto Oriental

Logo Cert. peq.jpg
Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Oriental
Plano Local de Saúde Porto Oriental 2017-2021
bottom of page